domingo, 13 de setembro de 2009

"deixa o sol sair"

Há algum tempo atrás escrevi este texto. Como tive dias ruins de recolhimento, e escolhi não acolhê-los por mais tempo do que o necessário para "elaborar" os problemas, lembrei do escrito.

então aí vai...

Felicidade

Ser feliz é uma escolha. Beira o absurdo dizer isso numa época em que felicidade parece ser coisa para meia dúzia de escolhidos. Ou coisa que se vende em embalagens coloridas com letras garrafais, em alguma prateleira.
Ser feliz é uma escolha. Uma escolha que não significa que vou estar contente, alegre e satisfeito vinte e quatro horas do meu dia, mas que todos os minutos vou ter em mente que fiz uma escolha: ser feliz, e que o meu propósito é manter este estado de espírito. Felicidade é um estado de espírito. Um estado permanente, eu diria.
Escolher ser feliz me dará a possibilidade, ou mesmo o direito, de estar triste algumas vezes; de reclamar do preço da gasolina, de achar que a grama do vizinho é mais verde. Mas me dará, também, a certeza de não ser infeliz, com seus estágios mentais negativos e sombrios.
Veja bem, eu escolho como essência da minha alma a felicidade, e assim terei como pauta da minha vida o meu bem-estar. Porque quero! Porque posso! Porque mereço!
Uma escolha como esta pode não me trazer a felicidade reluzente dos sorrisos dos comerciais de pasta de dente. E talvez não traga a esfuziante alegria de dirigir um carro do ano ouvindo a trilha sonora de um filme estrelado por uma atriz linda e loura, apaixonada por um bonitão arrasador, também loucamente apaixonado por ela. Talvez não traga. Mas certamente, escolher ser feliz, na sua essência, vai te trazer a satisfação de estar sempre cuidando muito bem de você. E isso é felicidade.




2 comentários:

  1. Sou assim...como vc. Bem feliz com minha angustias de vez em qdo, minhas inseguranças, meus medos, minhas frustrações, minha solidão... que sempre me indagam e me questionam como posso ser feliz diante disso tudo mas na realidade são elas que me dão me motivam e dão força pra buscar dias melhores...e mesmo que eles demorem, serei feliz do mesmo jeito.

    Pamela Basílio

    ResponderExcluir
  2. O que seria de nós sem elas, né? o que se pode aprender? como ter o prazer de levantar sem cair?

    beijos, querida!

    ResponderExcluir